sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Plano do Bairro São Francisco

Na última terça feira, dia 19 de outubro, tivemos a oportunidade de, juntos, planejar nosso bairro para os próximos 10 anos, baseados nos sonhos que compartilhamos.

Confira as ações planejadas pela Rede São Francisco na planilha abaixo, em formato google docs:

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=tRVwGi789VR-Uji-oz1Ox5Q#gid=0

E abaixo, confira a matéria, que também está disponível em http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/desenvolvimentocidades/News11033content115114.shtml


Participantes da Rede planejam seus sonhos para os próximos 10 anos

clique para ampliar Comunidade estabelece prazos para que os sonhos saiam do papel (Foto: Vanessa Ronchi)
Na última terça-feira (19), os participantes da Rede de Desenvolvimento do São Francisco encontraram-se no Mercado do Bem, no calçadão do Largo da Ordem, para definirem os prazos dos sonhos elaborados no Seminário Visão de Futuro. O encontro é o quinto passo da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), com o objetivo de melhorar a localidade por meio da mobilização da comunidade.

Estavam presentes moradores, comerciantes, artistas e representantes de ONGs do bairro. Antes de iniciarem a metodologia, os participantes discutiram a possibilidade de criar ou ativar a associação de moradores do São Francisco, uma das ações proposta pela rede. Após, foram divididos em grupos de interesse, sendo eles: transporte e mobilidade, participação política, cultura/esporte e lazer, meio ambiente, segurança pública, social, saúde e educação.

Preocupados com a falta de segurança na região, a rede pretende resolver o problema até 2013. As ações sugeridas foram a maior circulação de guardas e policiais, melhorar a iluminação pública, melhorar a harmonia entre as comerciantes e moradores e a ocupação dos espaços abandonados.

Aproveitando a potencialidade do bairro para a cultura e o lazer, a rede propôs ações até o ano de 2020. Entre elas, está a criação de um guia de programação cultural do São Francisco, um programa cultural para a Copa de 2014, uma nova pintura das fachadas e festa das etnias na rua.

A próxima etapa será o Pacto Local, ainda sem local e data prevista. O Pacto é uma celebração para formalizar as ações planejadas na agenda local. Quem desejar participar dos encontros e das ações do são Francisco, basta entrar em contato com os agentes de desenvolvimento Gisele Voss ou Ticiano Miranda pelo e-mail rdsaofrancisco01@gmail.com.

Por Vanessa Ronchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário