quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Moradores e comerciantes do bairro São Francisco agendam primeiras ações

Combater o tráfico de drogas e ser referência em cultura são algumas das finalidades
Na terça-feira, 28 de setembro, aconteceu no bairro São Francisco, em Curitiba, a elaboração da Agenda Local, quarto passo da proposta das Redes de Desenvolvimento Local, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) juntamente com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O objetivo é formar uma rede entre os moradores e comerciantes do bairro para que eles possam ter voz e transformar o lugar onde vivem.
O evento contou com a participação de quase 30 pessoas, que se reuniram no espaço cultural Casa Hoffmann, no calçadão do Largo da Ordem. A responsável pelo local e também bailarina oficial da companhia Balé Teatro Guairá, Eleonora Greca, estava entre os presentes e expôs sua opinião. "Quando se tem acesso à cultura, aguça-se o senso crítico", comenta.
Lembrado e admirado pelos turistas e curitibanos por sua tradição, o bairro São Francisco conta com um grande potencial. "Há muita vontade de mostrar a toda Curitiba que aqui é um bom lugar para comprar, passear e consumir cultura. E não somente um lugar violento", acredita a agente de desenvolvimento e também moradora do bairro há um ano e meio, Gisele Voss.
Para dar início às atividades do encontro, os agentes de desenvolvimento Ticiano Miranda e Gisele Voss, dividiram os participantes em quatro grupos, que tiveram a missão de propor ações para a melhoria do bairro. As propostas deveriam depender o mínimo possível do poder público e ter um prazo de até seis meses para serem realizadas.
Entre as ações a criação de um acordo para solucionar a rivalidade entre os moradores e as casas noturnas da região. "Apesar de nossos interesses e conflitos, podemos chegar a um denominador comum", argumentou Laelia Tonhozi, educadora ambiental e ativista do movimento SOS Bicho. O plantio de árvores e uma campanha de conscientização a favor da guarda responsável dos animais foi prioridade na agenda.
Uma das equipes abordou um tema mais polêmico: o consumo de drogas na região. Em uma primeira etapa o grupo pretende formular um nome, uma identidade ao movimento antidrogas, e em seguida organizar um ato público. "Nós queremos varrer o tráfico de drogas daqui. Vamos agendar uma visita com o novo governador, com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Civil", comentou o jornalista Junior Werneck.
Outra ação proposta é a de facilitar o aceso ao consumo cultural através da criação de um calendário com as atividades anuais e uma agenda mensal para divulgação dos eventos da região. "O desenvolvimento cultural diminui a violência porque a cultura sempre abre uma perspectiva de melhor na qualidade de vida. Cria valores", disse Greca.
O próximo encontro com os moradores e comerciantes formadores da Rede já tem data e local agendados. Será realizado no dia 19 de outubro, uma terça-feira, no Mercado do Bem, para a elaboração de um plano de ações que ajudará a definir o futuro do bairro.
Se você não quer ficar de fora, entre em contato com os Agentes de Desenvolvimento Gisele Voss e Ticiano Miranda através dos telefones (41) 9908 3969 e (41) 8443 1431 ou (41) 3271 7404. Você também pode mandar um email para giselevoss@hotmail.com ou ticianomiranda@gmail.com.
Por Graziele Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário