quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Abraço simbólico marca a primeira ação da rede no bairro São Francisco


Organizado por comerciantes e moradores do bairro histórico, o movimento "Todos São Francisco" reuniu na ultima quinta-feira (4) quase mil pessoas em ação de manifesto para segurança local. A ação foi realizada por um dos grupos de participantes que implantam a Rede de Desenvolvimento Local. A concentração aconteceu em frente ao "O Torto Bar", na Rua Paula Gomes esquina com Duque de Caxias.
O "Todos São Francisco" surge para chamar a atenção das autoridades e da sociedade curitibana sobre o problema do consumo e tráfico de crack e outras drogas no bairro. Como conseqüência, também visa amenizar o número crescente de violência na região.
Além do abraço simbólico, os manifestantes caminharam pelas ruas e o percurso teve direito a cortejo com o grupo Voa Voa de Maracatu e velas para iluminar os caminhos históricos. No final foi formada uma roda de ciranda ao redor do Belvedere, e foram jogadas 5 rosas em homenagem às vítimas de homicídios neste ano. "O abraço, na verdade, pretende ser o início de uma série de ações pelo bairro e estamos abertos às contribuições que a rede possa nos dar", afirmou Guilianna Santos, funcionária de uma agência de comunicação instalada no bairro.
Envolvidos na Rede de Desenvolvimento do São Francisco encontram-se também em outros dois grupos, Educação Ambiental, cuja proposta é de "re-esverdear o São Francisco", através do plantio de árvores, arbustos e flores e da re-harmonização das relações entre humanos e outras espécies", e o grupo fomentador da Cultura, que visa entre as ações à divulgação de agendas culturais locais.
Como continuidade das ações definidas, o próximo encontro da rede será o 7º passo de implantação da metodologia, o Pacto pelo Desenvolvimento, que será uma celebração para apresentação das ações promovidas e as que vão acontecer nos próximos seis meses.
Por Ricardo Magno



Nenhum comentário:

Postar um comentário